ÚLTIMAS DO GRÊMIO: com foco no Brasileirão, o tricolor inicia a semana de treinamentos no Rio de Janeiro
Grupo vira a chave e trabalha para enfrentar o Flamengo na quinta.
- Clic Tricolor
- 11 de junho de 2024

Classificado às oitavas de final da Conmebol Libertadores da América, onde enfrenta o Fluminense, o Grêmio vira a chave e passa a focar uma sequência importante dentro do Campeonato Brasileiro. Na próxima quinta-feira, o Tricolor enfrenta o Flamengo, às 20h, no Maracanã, em jogo válido pela oitava rodada da competição. Em vôo fretado, a delegação gremista desembarcou no Rio de Janeiro na madrugada de sábado para domingo. Os atletas receberam um dia de folga e se reapresentaram para almoço nesta segunda, no hotel onde o Clube fica concentrado, na Barra da Tijuca, seguido do primeiro treinamento da semana às 15h30. Sob um sol forte de 32 graus, o trabalho foi realizado no CT Carlos Castilho, do Fluminense, em Jacarepaguá, distante 10 km do hotel.
Após o aquecimento, os atletas percorreram várias estações de exercícios físicos. Aqueles que atuaram diante do Estudiantes fizeram exercícios diferentes dos demais. Na continuação, Renato Portaluppi comandou um trabalho técnico. Na primeira parte, em campo reduzido e com limite de três toques, um treino de movimentação e posse de bola com o adversário pressionando na retomada. Após rápido descanso, o treinamento seguiu nos mesmos moldes com a colocação de dois mini arcos em cada extremidade e a conclusão em gol valendo apenas de primeira, sem dominar a bola. Foco na velocidade de raciocínio e precisão no arremate.
Os goleiros trabalharam na outra metade do campo sob a orientação do preparador Mauri Lima. Eles participaram da última parte, já com os arcos em tamanho normal, em uma disputa 8×8 em meio gramado e limite de três toques na bola com a presença apenas daqueles jogadores que não atuaram pelo menos 60 minutos contra o Estudiantes. Os demais foram liberados para alongamento. O treino contou com a visita do ex-jogador Léo Moura, lateral campeão da Libertadores, da Recopa Sul-Americana e bi Estadual com o Tricolor. Ele recebeu o carinho do grupo e do staff, com destaque para o técnico Renato e os atletas Kannemann e Geromel, companheiros da época em que atuava na Arena.
O grupo volta a trabalhar nas manhãs de terça e quarta, a partir das 10h, também no CT do Fluminense.
Lesão de Diego Costa
O Departamento de Ciência, Saúde e Performance do Tricolor informa que, após a realização de exame de imagem, o atacante Diego Costa teve constatada lesão de Grau 3-C no músculo adutor longo da coxa esquerda. O atleta agora começa a cumprir o período de recuperação e está em tratamento fisioterápico. Prazo de recuperação de 45 a 60 dias

Zagueiro Natâ deve deixar o Grêmio

No fim da fila dos zagueiros no elenco do Grêmio, Natã, de 23 anos, pode estar de saída do clube e deverá ser alvo de propostas de clubes do mercado interno e externo em breve, com a reabertura da janela. O atleta tem poucos minutos em campo na temporada e, em breve, vai ganhar a concorrência de dois jogadores experientes como Rodrigo Caio e Jemerson.
Hoje, Natã se encontra atrás na hierarquia do elenco de Geromel, Kannemann, Rodrigo Ely e Gustavo Martins. Com a chegada dos dois novos reforços para a posição, a direção do Grêmio não deverá dificultar uma saída. Natã tem contrato assinado até 2026.
Especulações sobre Nathan Fernanades

A direção gremista recebeu consultas e perguntas envolvendo o Nathan Fernandes. As famosas tentativas de empresários para saber quanto estão pedindo pelo jogador. E a resposta foi definitiva, o Grêmio aceita fazer negócio se chegar uma proposta de 20 milhões de euros (R$ 115 milhões) por ele. Até tem composição, dá para fazer uma pequena parte em bonificações, valores variáveis e tudo mais, mas essa é a grana considerado aceitável para liberar o atacante de 19 anos.
O Newcastle, da Inglaterra, é um dos clubes que mais está interessado. Não há proposta ou coisa do tipo, apenas monitoramento, mas eles e outros clubes já sabem o valor. Em off, há um entendimento de pessoas do mercado que o valor mais realista do Nathan seria de 8 milhões de euros (R$ 46 milhões). Pelo momento que vive, essa seria uma condição mais fácil de fazer negócio. Mesmo assim, o Grêmio é quem detém o atacante e, como não pretende vender ele agora, coloca o preço lá em cima para só fazer alguma negociação se realmente chegar algo fora da curva.

CENTROAVANTE PEDRO RAUL VOLTA A FICAR NA MIRA DO GRÊMIO
A lesão sofrida por Diego Costa no segundo tempo do jogo contra o Estudiantes, no último sábado (8), ligou um alerta no Grêmio. A diretoria precisará acelerar a busca por um novo centroavante, que já havia começado com o objetivo de deixar outro jogador da posição à disposição do técnico Renato Portaluppi. Um nome na mira tricolor é Pedro Raul, que vem sendo pouco utilizado por António Oliveira no Corinthians. A direção tricolor pode acabar em negociação com o Corinthians. O time paulista tem interesse em um goleiro e Adriel pode ser envolvido como moeda de troca. Renato despista, mas, mesmo assim, deixa no ar que o centroavante realmente está sendo analisado.

Renato, Diego Costa e Nathan Fernandes são denunciados no STJD
Treinador retirou os atletas reservas com a partida em andamento, enquanto Diego Costa e Nathan Fernandes foram expulsos em derrota na Fonte Nova diante do Bahia.

O técnico Renato Gaúcho, Diego Costa e Nathan Fernandes, do Grêmio, foram denunciados pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) por incidentes na derrota para o Bahia, dia 27 de abril, pelo Campeonato Brasileiro. O julgamento está previsto para a próxima quarta-feira. O Treinador e centroavante foram enquadrados no artigo 258 II (Desrespeitar os membros da equipe de arbitragem ou reclamar desrespeitosamente contra suas decisões). Já o jovem atacante foi inserido no artigo 243-f (Ofender alguém em sua honra).
No segundo tempo do confronto na Fonte Nova, já com derrota parcial do Grêmio, Diego Costa foi expulso acusado de xingar a arbitragem. Na sequência, Renato ordenou que os jogadores reservas deixassem o campo, mesmo com a partida em andamento. Após o apito final, com o revés decretado, jogadores gremistas foram reclamar com o trio de arbitragem, liderado por Bráulio da Silva Machado. Nathan Fernandes foi expulso por acenar um gesto de roubo.
FUTEBOL FEMININO: Tricolor fará primeiro jogo com mando de campo e torcida local após pausa devido às enchentes diante do América-MG

Nesta terça-feira, 11, as Gurias Gremistas enfrentam o América-MG em Porto Alegre, em partida remarcada do Campeonato Brasileiro Feminino A1. O Tricolor entra em campo no SESC Protásio Alves, a partir das 15h, e poderá contar com sua torcida. A entrada será mediante doação de 1kg de alimento não-perecível, que será destinada às vítimas das enchentes no Estado. O jogo é válido pela 10ª rodada da competição, adiada devido às inundações que assolaram o Rio Grande do Sul. Também em decorrência disso, a disputa, que tem mando de campo do Grêmio, ocorrerá no SESC Protásio Alves. O CFT Hélio Dourado, em Eldorado do Sul, onde normalmente o time disputa sua partidas, foi atingido pelas águas e seu campo principal passa por reformas. O Grêmio ocupa a 10ª posição na tabela do Brasileiro, com três jogos a menos e 13 pontos, e segue na briga pela zona de classificação para as oitavas de final. Antes da suspensão dos jogos para os times do Sul, o time vinha fazendo boa campanha, dentre as oito primeiras colocadas. O América-MG está em 8º lugar, com 14 pontos, configurando o duelo um confronto direto pelo G8.
Por: Adelar Rodrigues
Fotos: Grêmio/Reprodução