Associação Atlética Castelo Branco
Fala Galerinha boleira! Depois deste breve Editorial sobre a nossa Coluna Nostalgia FC, vamos mergulhar no passado e relembrar muitos times, formações, equipes medianas e verdadeiros esquadrões do nosso futebol de várzea, do nosso futsal e do nosso futebol amador. Te convido a mergulhar neste multiverso nostálgico do passado e me ajudar a construir as histórias que serão apresentadas nessa Coluna de 15 em 15 dias. E não tinha como começar se não fosse pela Associação Atlética Castelo Branco, equipe que ajudei a organizar, que consegui o seu segundo jogo de fardamento, que datilografei as fichas de inscrição no primeiro Campeonato Varzeano e que fui um lateral direito, raçudo e brigador, o polaquinho da camisa 2.
Boa viagem ao passado e até a próxima história!
A história desse time que representou as Vilas Cohab e Mariano da Rocha por muitos anos no cenário futebolístico Encruzilhadense, começou muito antes da sua Fundação em 1990. Esse time começou a nascer com a reunião de amigos/meninos que jogavam bola, todos os finais de semana no antigo campinho denominado Capoeira, que ficava nos fundos da Escola Estadual Dr. Mariano da Rocha; no Pelado da Cohab, antigo campinho de saibro no pátio da sede social da Cohab, onde hoje é o Ginásio da Cohab; e no Campinho dos Padres, onde hoje é a Rua Alfredo Jacob François.
Esses meninos oriundos, principalmente das Vilas Cohab e Mariano da Rocha; liderados e incentivados principalmente pelos senhores Claudionor Leites Oliveira, seu primeiro técnico e Arthur Roberto Lau, seu primeiro Presidente; começavam a se mobilizar e a se organizar cada vez mais para disputarem jogos e campeonatos maiores do que os famosos torneios a chaveiro disputados nos campinhos de vilas.
E, em pouco tempo, aqueles treinos de brincadeira na Capoeira, no Pelado da Cohab, e no Campinho dos Padres, virou participação em torneios pelo interior e pelas vilas da cidade, com essa gurizada se destacando e se entrosando cada vez mais, tanto dentro como fora de campo. Uma fase de descobertas e de evolução dessa gurizada que se unia em prol de uma bola de futebol e de outras “cositas” mais; Depois de adquirirem seu primeiro jogo de uniformes nas cores azul e branco; e em 1990 terem oficializado a criação da Associação Atlética Castelo Branco em homenagem ao nome do lugar em que surgiu o clube e a sua sede social, o Núcleo Habitacional Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco, popularmente conhecido como Cohab ou “As Popular.”
A estreia
A estreia oficial da equipe se deu no torneio inaugural da quadra de esportes da Cohab e no ano seguinte já participou de seu primeiro Campeonato Varzeano com a equipe com a menor média de idade entre todas as equipes inscritas no Campeonato. Com a maioria dos guris com idades entre 15 e 17 anos a equipe foi a sensação daquele campeonato com um futebol alegre e versátil de muita correria e empenho, mas pecava pela falta de experiência e afobação de muitos dos seus atletas em momentos cruciais de jogos contra times históricos do futebol Encruzilhadense. E o que se viu naquela temporada foram jogos de encher os olhos dos amantes do futebol como as derrotas de 5×3 para o Estrela Dalva e a de 6×4 para o Ferroviário.
Já no ano seguinte teve um jogo memorável contra o Esperança, que até chegaram a chamar de clássico da Vila Mariano da Rocha, o clássico ESCA, onde os guris foram buscar um heroico empate em 4×4, depois de estarem perdendo por 3×0, contra uma equipe que tinha em seu elenco Joãozinho, Luizão, Suilan, Zequinha, Lauro e tantos outros grandes jogadores da história do futebol Encruzilhadense. E entre treinos no antigo Campinho da Capoeira, em torneios pelo interior e Campeonatos Varzeanos, churrascos e festinhas no salãozinho da Cohab; essa gurizada cresceu e seguiu o seu destino deixando um grande legado de amizade, companheirismo e amor ao futebol.
Essa outra foto tirada do Jornal do Sudeste de 19 de janeiro de 1991, marca a estreia da jovem equipe do Castelo Branco no Campeonato Varzeano de Encruzilhada do Sul. Em pé da esquerda para a direita: Pitica, Valdir, Max, João Lau, Severyn, Mané e Marion. Agachados da esquerda para direita: Claudinho, Zé Bandeira, Alex, Vladimir, Elton, Carlos e Bebeto.
Por Alessandro Severyn
- Nostalgia F.C.
- 8 de maio de 2024
- All Posts
- Boas ações
- Clic Colorado
- Clic Dois Toques
- Clic na base
- Clic Tricolor
- Encruzilhada do Sul
- Entrevista
- Nostalgia F.C.
NOSTALFIA FC: GUARANI – 2ª PARTE Fala galerinha da boleiragem! Na nossa última coluna começamos a falar do Guarani; e…
GRÊMIO TREINA EM CHAPECÓ PARA ENFRENTAR O VASCO NO DOMINGO Centenas de gremistas acompanharam o trabalho desta tarde no CT…
GRÊMIO FEZ SEU ÚLTIMO TREINO EM SÃO PAULO E ESTÁ PRONTO PARA ENFRENTAR O CORINTHIANS Renato Portaluppi comandou trabalhos táticos…
GRÊMIO ANUNCIA A CONTRATAÇÃO DO ATACANTE DINAMARQUÊS MARTIN BRAITHWAITE Jogador chegou a um acordo com o Grêmio Clic Tricolor 22…
GRÊMIO VENCE O VITÓRIA PARA RETOMAR A CONFIANÇA NO BRASILEIRÃO O jogo terminou com o placar de 2 a 0…
PANTANO GRANDE: CAMPEONATO VARZEANO Fim de semana de jogos na Taça Alberi Oliveira Pinheiro Neste domingo, 21/07, aconteceu mais uma…
NOSTALGIA FUTEBOL CLUB: GUARANI Fala galerinha do Futebol! Essa semana vou lhes trazer um timaço, que por muitos anos brilhou…
GRÊMIO TRENOU PELA MANHÃ SEGUIDO DE ENTREVISTA COLETIVA Renato, Kannemann e Geromel falaram à imprensa. Clic Tricolor 20 de julho…
COPA DO BRASIL: GRÊMIO ENFRENTA O CORINTHIANS PELAS OITAVAS DE FINAL DA COMPETIÇÃO Jogo de volta terá mando do Tricolor.…