Grêmio treinou na tarde desta sexta-feira para enfrentar o Botafogo
Trabalho regenerativo para quem atuou contra o Flamengo.
- Clic Tricolor
- 14 de junho de 2024


Após ser superado pelo Flamengo, ontem, no Maracanã, o Grêmio tem apenas dois dias para trabalhar focado na partida de domingo, contra o Botafogo, em Cariacica, pela nona rodada do Campeonato Brasileiro. O primeiro treinamento ocorreu na tarde desta sexta-feira, no CT do Fluminense, em Jacarepaguá, sob calor de 34 graus. A movimentação foi dedicada à parte física e à recuperação dos atletas que atuaram no Maracanã. Aqueles que jogaram mais de 60 minutos fizeram atividades na academia e regenerativo no vestiário. Pavón, João Pedro, Reinaldo, Dodi e Cristaldo apareceram no gramado para uma corrida leve. O restante do grupo iniciou com um trabalho físico de aceleração e velocidade comandado pelo preparador físico Mário Pereira. Na sequência, uma dinâmica de ataque contra defesa em campo reduzido. Sempre três atacantes contra dois defensores.
Para finalizar, um treino técnico 7×7 em meio campo e limite de três toques na bola. Além de Diego Costa, em recuperação de lesão muscular, o Grêmio não terá o zagueiro Kannemann na partida de domingo, em Cariacica. O zagueiro recebeu o terceiro cartão amarelo contra o Flamengo. Em compensação, o atacante Gustavo Nunes volta de suspensão e fica à disposição do técnico Renato Portaluppi.
O grupo volta a treinar na manhã deste sábado, às 11h, no CT do Fluminense. A viagem para Vitória, no Espírito Santo, está marcada para as 17h30 em vôo fretado com duração de 01h10min.
Situação do CT Luíz Carvalho e Arena do do Grêmio
O Grêmio ainda trabalha no levantamento de prejuízos do CT Luiz Carvalho, no bairro Farrapos, em Porto Alegre. Contudo, com a grama de inverno plantada nos dois campos, o clube espera retomar os treinamentos no local em julho.


O azevém (gramínea de inverno) terminou de ser semeado em 3 de junho. Desde então, os funcionários fazem cortes programados para a manutenção do gramado. Assim que houver condições, todo o grupo poderá retomar a rotina de trabalho na Capital, reduzindo a carga de viagens imposta pela enchente que inutilizou o CT e a Arena no mês passado.
O CT Luiz Carvalho foi reativado parcialmente em 30 de maio. Jogadores lesionados passaram a ter atendimentos médicos e de fisioterapia na estrutura que, por ficar bem acima do nível do solo, não foi atingida pela cheia do Guaíba. Quanto à Arena, a direção gremista espera que os meses de junho e julho sejam utilizados para a recuperação do campo e das subestações de energia, os pontos mais críticos do estádio no momento. O gramado começou a ser totalmente substituído na segunda-feira (10), processo que deve ser concluído no início da próxima semana. Depois, será plantada a grama de inverno na Arena.

A Arena Porto-Alegrense, empresa que administra o estádio, já iniciou o processo de compra dos geradores. Os equipamentos devem demorar 60 dias para chegar. Enquanto isso, segue o trabalho de limpeza, com a remoção dos entulhos e da lama que restou na casa tricolor. Torres de iluminação e geradores foram instalados para que o serviço possa seguir sem interrupção, mas os elevadores, por exemplo, ainda estão desativados, o torna menos ágil a ação das equipes. O presidente da Arena Porto-Alegrense, Mauro Araújo, acredita que o estádio volte a receber jogos ainda em 2024, sem precisar data. Por outro lado, nos bastidores do clube há a expectativa de que as partidas sejam realizadas no estádio já a partir de agosto. As previsões de retorno ao CT e à Arena estão condicionadas às condições climáticas na Capital.

Em contato com a Conmebol, o Grêmio indiciou a Arena como sede para o duelo de ida das oitavas de final da Libertadores, contra o Fluminense. O confronto está previsto para 13 de agosto, às 19h. O duelo de volta ocorrerá no dia 20, no Maracanã.
Por: Adelar Rodrigues
Fotos: Grêmio/Reprodução